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Plano Nacional de Logística - PNL

O Plano Nacional de Logística - PNL tem como principal objetivo identificar e propor, com base no diagnóstico de infraestrutura de transportes, soluções que propiciem condições capazes de incentivar a redução dos custos, melhorar o nível de serviço para os usuários, buscar o equilíbrio da matriz, aumentar a eficiência dos modos utilizados para a movimentação das cargas e diminuir a emissão de poluentes.

Já estão disponíveis nesta página diversas informações sobre a movimentação de cargas no Brasil, tais como o panorama do transporte inter-regional para o ano de 2015, a projeção das matrizes origem–destino para diversos horizontes, relatórios metodológicos e o simulador de custo de transporte.

O Relatório Executivo do PNL apresenta propostas para modernizar e integrar os diversos modos de transporte de forma a atingir uma maior efetividade dos investimentos na infraestrutura e contribuir com o desenvolvimento de um sistema inovador e eficiente para movimentação de cargas no país.

No dia 2 de julho de 2018, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República publicou a Resolução Nº 45, aprovando o PNL e recomendando a instituição do Comitê de Governança do Plano.

Clique aqui para fazer o download do Relatório Executivo do PNL.

Transporte inter-regional de carga no Brasil - Panorama 2015 

A EPL desenvolve o PNL, que tem como objetivo elaborar o planejamento estratégico para otimizar a movimentação de cargas com o uso dos diferentes modos de transporte, utilizando as ferrovias, a cabotagem e as hidrovias interiores como sistemas de alta capacidade, integrados a malha rodoviária regional de forma sinérgica e harmônica.

Matrizes do transporte inter-regional de carga no Brasil 

A Empresa de Planejamento e Logística - EPL, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, elaborou a projeção das matrizes origem–destino do transporte de cargas para diversos horizontes, até o ano de 2035. A construção das matrizes de origem-destino (O/D) das viagens do transporte de cargas envolveu a realização de levantamento do padrão de viagens inter-regionais, identificando os potenciais de produção e atração de cada localidade, bem como a distribuição entre elas.

Relatório com a Metodologia de Elaboração da Rede Georreferenciada Multimodal 

Para o desenvolvimento do PNL uma das etapas iniciais foi identificar a infraestrutura existente e planejada para cada modo de transporte, envolvendo o levantamento de informações sobre as suas principais características e atributos para a realização de análises.

Relatório com a Metodologia de Simulação de Demanda do PNLI 

A metodologia de modelagem da demanda por transportes vem sendo utilizada e desenvolvida há quase meio século, principalmente nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Japão e no Brasil. Durante esse período, melhorias conceituais e técnicas foram introduzidas em diversas etapas desse processo metodológico, porém a estrutura básica do modelo original vem sendo mantida.

Perfil de Embarcadores e Serviços Demandados 

A EPL realizou uma pesquisa com os embarcadores de cargas no país, entre os anos de 2014 e 2015. Desenvolvida com mais de 13 mil entrevistas, a pesquisa "Perfil de Embarcadores e do Serviço Demandado” identificou os aspectos das empresas e as particularidades do serviço demandado.

Pesquisa de Origem e Destino nos Aeroportos 

Realizada em 2014, a pesquisa teve como objetivo aprimorar, complementar e detalhar o sistema de informações da Aviação Civil no Brasil, além de manter a base de dados governamental atualizada nas áreas de logística e transporte.

Rede Georeferenciada 

Rodovias, ferrovias, hidrovias e dutovias são elementos localizáveis no espaço, portanto georreferenciáveis e passíveis de serem representados por meio de feições que ilustre graficamente suas conformações. A visualização de informações da oferta de transporte no espaço é instrumento valioso no suporte a tomadas de decisões nos processos de planejamento.

SIMULADOR DE CUSTO DE TRANSPORTE - RODOVIÁRIO

Sobre a ferramenta de cálculo

Custo Médio Rodoviário

Representa o valor médio de custo para o transporte de cargas por rodovias.