Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial InstitucionalInstitucional AjudaAjuda Página InicialPerguntas Frequentes
Acesso à Informação
Institucional
Atividades Finalísticas
Legislação
Comunicação

Perguntas Frequentes

1. O que é a EPL?

A Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL) é uma empresa pública vinculada a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República e constituída para resgatar a capacidade de planejamento de transportes do Estado Brasileiro.

Criada pela Lei nº 12.743, de 19 de dezembro de 2012, a Empresa de Planejamento e Logística S.A tem a finalidade de estruturar e conduzir, por meio de estudos e pesquisas, o processo de planejamento integrado de logística de transportes no país.

A empresa também é responsável, junto ao IBAMA e demais órgãos ambientais, pela obtenção dos licenciamentos prévios e de instalação para os empreendimentos a serem concedidos à iniciativa privada pelo poder público.

A Diretoria Executiva da empresa é composta por um Diretor-Presidente, um Diretor de Planejamento e um Diretor de Gestão.

 

2. Como a EPL atua?

Referência em ações de planejamento de transporte, os esforços da empresa estão direcionados fundamentalmente para o desenvolvimento de estudos técnicos de projetos vistos como relevantes por todo o setor com ênfase ao suporte de novas concessões federais de rodovias, ferrovias e portos.

Além do suporte às ações da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), órgão da Presidência da República ao qual é vinculada, a empresa trabalha para construir uma carteira de projetos mais consistente e qualificada no setor de infraestrutura de transporte.

 

3. O que é o PNL?

O Plano Nacional de Logística tem como objetivo identificar e analisar as alternativas para otimizar a movimentação de cargas utilizando as ferrovias, a cabotagem e as hidrovias, como sistemas de alta capacidade, integrados à malha rodoviária regional de forma sinérgica e harmônica.

Em desenvolvimento pela Empresa de Planejamento e Logística, o plano apresentará propostas para modernizar e integrar os diversos modos de transporte de forma a atingir uma maior efetividade dos investimentos na infraestrutura e contribuir com o desenvolvimento de um sistema inovador e eficiente para movimentação de cargas no país.

 

4. O que é o Observatório Nacional de Transportes?

Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) é um ambiente que possibilita a visualização e o acompanhamento do comportamento do setor de transportes no Brasil.

Com informações de diversos entes participantes do setor de transportes reunidas de forma regular e sistemática pela EPL, o ONTL  tem como objetivo desenvolver e difundir uma visão da logística integrada além de disponibilizar informações que subsidiem governo e sociedade.