Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ProdutosProdutos Página InicialMetodologia de Estruturação de Projetos de Infraestrutura - MEPI
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Fale Conosco

Metodologia de Estruturação de Projetos de Infraestrutura - MEPI

Desde a sua criação, a EPL vem envidando esforços para o aprimoramento dos processos de avaliação e estruturação dos projetos de infraestrutura de transportes do país, em linha ao seu dever fiduciário, previsto em sua lei de criação, de “planejar e promover a disseminação e a incorporação das tecnologias utilizadas e desenvolvidas no âmbito do setor de transportes em outros segmentos da economia”.

Nesse sentido, a EPL se propôs a apresentar ao Governo Federal e à sociedade desenho metodológico alternativo, alinhado às melhores práticas adotadas em países desenvolvidos, que pretende organizar o universo informacional necessário à segura tomada de decisão no processo que se origina desde a concepção até a estruturação em si dos projetos de infraestrutura.

A proposição conhecida como Metodologia de Estruturação de Projetos de Infraestrutura – MEPI, teve sua inspiração calcada no modelo britânico denominado 5 Business Case e posteriormente adaptado à realidade jurídico-institucional brasileira, de modo a permitir sua aplicação integral aos ritos ordinários de planejamento e delegação de projetos vigentes no País.

No bojo deste complexo trabalho, a EPL contou com a expertise de consultoria de renome internacional - KPMG - para realizar as atividades de preparação e adaptação necessárias, que resultou no desenvolvimento da MEPI.

De forma geral, a MEPI consiste em um conjunto de boas práticas para a elaboração e avaliação de projetos de infraestrutura, desde a fase de escolha dos projetos que deverão ser desenvolvidos como fruto do planejamento, até sua disponibilização para a implementação.

Dividida em dois documentos, o Estudo Estratégico Preliminar e o Estudo Estratégico Detalhado, a MEPI pode ser aplicada a qualquer projeto de infraestrutura