Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ProdutosProdutos Página InicialMetodologia da Análise de Custo-Benefício
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Metodologia da Análise de Custo-Benefício

Dentre as competências regimentais da Empresa de Planejamento e Logística - EPL destaca-se a elaboração do planejamento estratégico para a movimentação de pessoas e de cargas, considerando os diversos modos de transportes, de forma a permitir a identificação de necessidades e as oportunidades de investimentos a médio e longo prazos, provendo o País de um sistema integrado, eficiente e competitivo.

A intenção é que o resultado desse processo de planejamento possa ser utilizado como uma ferramenta não apenas para os formuladores de políticas públicas (nas esferas federal, estadual, distrital e municipal), mas, também, como um instrumento para o balizamento das tomadas de decisões dos investidores.

Nesse sentido, a EPL tem desenvolvido estudos visando promover adaptações de modelos utilizados em outros países para calcular a relação entre os benefícios e os custos econômicos de empreendimentos de infraestrutura de transportes, tendo optado pela Análise Custo-Benefício.

A metodologia de Custo-Benefício permite avaliar e comparar os benefícios de um projeto em relação aos seus custos de implantação. Essa metodologia é utilizada mundialmente por diversos países. Posteriormente, foram adotados critérios simplificados, com maior subjetividade, que não consideravam os reais benefícios econômicos que a sociedade poderia alcançar.

A definição de um modelo padronizado de Análise Custo-Benefício (ACB) para a avaliação dos projetos de infraestrutura de transportes, conforme adaptado pela EPL, pode ser considerada como um importante marco na forma com que o Estado analisa, hierarquiza e prioriza os projetos de infraestrutura, reduzindo a subjetividade e eventuais interferências externas na seleção dos projetos.

Estão disponíveis para download os seguintes arquivos:

Arquivos

16 de julho de 2019

Manual de Análise Custo-Benefício para projetos de infraestrutura de transporte 

16 de julho de 2019

Caderno de parâmetros para Custo-Benefício