Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialFerroanel Norte: Conselho aprova EIA/RIMA e Licença Prévia
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa

Ferroanel Norte: Conselho aprova EIA/RIMA e Licença Prévia

20 de dezembro de 2018

Ferroanel Norte: Conselho aprova EIA/RIMA e Licença Prévia

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) obteve, nesta quarta-feira (19), a Licença Ambiental Prévia (LP) para o projeto do Ferroanel Norte, localizado na cidade de São Paulo (SP).

A licença foi emitida pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que também aprovou o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do projeto.

O diretor-presidente da EPL, Jorge Bastos, explica que o próximo passo para o Licenciamento Ambiental é a estruturação de um Plano Básico Ambiental que atenda às condicionantes da Licença feitas pelo CONSEMA.

“A Licença Prévia permite a continuidade dos trabalhos que visam a obtenção da Licença Ambiental de Instalação (LI), o que possibilita o início das obras.”

O Ferroanel é parte dos investimentos para ampliar a capacidade do transporte ferroviário de cargas para acesso ao Porto de Santos. Um dos objetivos é eliminar o compartilhamento das linhas ferroviárias de carga com as linhas ferroviárias do transporte urbano de passageiros.

O Ferroanel Norte permitirá a transposição da Região Metropolitana de São Paulo por trens de carga fora dos núcleos urbanos, principalmente na região central da capital. Isso possibilitará o incremento do transporte ferroviário de cargas, reduzindo o número de caminhões que circulam pela região. As projeções indicam a retirada de 7 mil caminhões por dia, o que desafoga o trânsito e reduz a emissão de poluentes.