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Relatórios
10 de fevereiro de 2021
A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) encaminhou esta semana ao Ministério da Infraestrutura os estudos que atestam que os projetos de três novas ferrovias estão aptos para a emissão de “selo verde”, segundo os parâmetros da Climate Bonds Initiative (CBI), organização internacional que faz a certificação de empreendimentos sustentáveis. O trabalho serve como uma avaliação prévia de que os empreendimentos seguem os parâmetros da Climate Bonds Initiative (CBI), organização internacional que faz a certificação de iniciativas sustentáveis.
Com a certificação ambiental, a ser buscada pelos futuros concessionários da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e da Ferrogrão (EF-170) junto ao CBI, os projetos poderão acessar financiamento no mercado de green bonds (títulos verdes), fundos direcionados a projetos sustentáveis.
Títulos verdes são modalidades de investimento que levantam recursos para soluções que apresentam benefícios ambientais. Com o funcionamento similar a outros fundos de investimento, o diferencial dessa forma de financiamento é a garantia de que os recursos vão para ativos classificados como “verdes”, contemplando, por exemplo, a redução da emissão de gases de efeito estufa e a adaptação das estruturas às mudanças do clima.
A avaliação mostra, por exemplo, que a Ferrogrão deve emitir 77% menos de CO² na atmosfera do que ocorre hoje no transporte por rodovias. Os critérios do CBI estabelecem que a redução deve ser de, no mínimo, 25%. O estudo feito estima ainda que, no caso da FICO e da FIOL, essa queda fique entre 74% e 84%.
“Os investimentos que obedecem aos critérios ESG (em inglês, Enviroment, Social and Governance) são o futuro. Essa é uma medida pioneira no mundo e conseguimos com ela aumentar a atratividade dos projetos de infraestrutura do Governo Federal. Participar desse projeto mostra a missão da EPL, fomentar o crescimento do Brasil com inovação e sustentabilidade”, comemorou Arthur Lima, diretor-presidente da EPL.
O processo para adequar os projetos das três ferrovias aos parâmetros exigidos pelo CBI, e que tornam os projetos elegíveis a receber selo verde, foi coordenado pela Subsecretaria de Sustentabilidade do MInfra e pela EPL, com o apoio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias (SFPP), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Valec.
A partir de agora, os futuros concessionários terão a opção de concluir a busca da certificação junto ao CBI. FIOL e Ferrogrão têm leilão previsto para o 2º trimestre deste ano. A FICO ainda não tem data prevista para ser concedida.
A certificação ambiental, após efetivada, tem potencial de gerar ainda maior respeitabilidade e segurança aos projetos de infraestrutura brasileiros ao redor do mundo – o que facilita o acesso a mercados e investidores estrangeiros. O Mercado de Títulos Verdes e Climáticos atinge US$ 694 bilhões globalmente e US$ 5,6 bilhões no Brasil, segundo a CBI.

