Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialAnuário Estatístico de Transportes: nova edição atualiza informações sobre infraestrutura no Brasil
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Anuário Estatístico de Transportes: nova edição atualiza informações sobre infraestrutura no Brasil

02 de agosto de 2022

Anuário Estatístico de Transportes atualiza informações do setor

As vias navegáveis do Brasil transportaram mais de 1 bilhão de toneladas de carga em 2021, número que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior. O setor aquaviário também registrou um aumento de 11% na movimentação de contêineres que ultrapassou a marca de 11,6 milhões de unidades de 20 pés. Os dados são o destaque da 6ª edição do Anuário Estatístico de Transportes elaborado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em parceria com a Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura (SFPP).

O trabalho traz dados do Observatório Nacional de Transporte e Logística da EPL e atualiza a série histórica iniciada em 2010. O Anuário Estatístico contempla informações de relevância do cenário macroeconômico do país e da infraestrutura e operação de transportes. O documento apresenta os índices econômicos e dados das principais cadeias produtivas do país, além dos quantitativos de infraestrutura de todos os modos e investimentos públicos e privados no setor de transporte, movimentação de cargas e de passageiros, acidentes de tráfego e meio ambiente.

O transporte aeroviário também é um dos destaques da nova edição do anuário. A recuperação do setor, em um cenário pós pandemia, resultou em um aumento de 29,5% no número de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais, com 67,4 milhões de passageiros. O setor também registrou aumento na demanda de carga: em 2021 foram transportadas 1,3 milhões de toneladas, aumento de 31,1% em relação ao ano de 2020.

A movimentação de cargas por meio de oleodutos chegou a 61 milhões de m³ transportados, aumento de 6% em relação ao ano de 2020. Entre o transporte e a transferência das cargas, destacam-se o gás natural, etanol, petróleo e seus derivados. Em relação à movimentação específica de gasodutos, é possível perceber um crescimento gradual da média transportada por dia, dobrando o volume movimentado desde 2010. O Anuário Estatístico de Transportes mostra que movimentação diária passou de 62,8 milhões de m³ em 2010 para 133,8 milhões de m³ em 2021.

Por fim, os importantes resultados de transporte de cargas pelo modo ferroviário em 2021 refletem o crescimento do setor. De 2020 para 2021, houve aumento de 3,6% da tonelada útil movimentada, chegando a 506,8 milhões de toneladas, principalmente entre minério de ferro e granéis agrícolas. O minério de ferro, que é a principal carga transportada no país em peso, apresentou um aumento no transporte de 5,1% em relação a 2020, motivado principalmente pelo aumento da produção da commodity pelas grandes mineradoras.

Painéis Análiticos

Como na edição anterior, este ano o documento também traz uma série de painéis analíticos que foram elaborados pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL). A ferramenta possibilita a apresentação das informações de forma interativa e o comportamento dos diversos modos de transporte ao longo dos anos pode ser acompanhado a partir de gráficos comparativos, mapas e tabelas disponíveis no material.

Para conferir todos os detalhes da nova versão do Anuário Estatístico de Transportes, acesse: https://ontl.epl.gov.br/paineis-analiticos/painel-do-anuario-estatistico/

 

 

  • Edifício Parque Cidade Corporate - Torre C,
    SCS Quadra 9, Lote C, Torre C - 7º e 8º andares
    Brasília - DF - 70.308-200
  • + 55 (61) 3426-3743
    + 55 (61) 3426-3967
    + 55 (61) 3426-3941
  • institucional@epl.gov.br