Concessão da Rodovia Rio-Valadares será assumida pela EcoRodovias
26704Concessao da Rodovia Rio-Valadares sera assumida pela EcoRodovias20/05/2022 - 18:0231/12/2036 - 18:02<p>
Nesta sexta-feira (20), o grupo EcoRodovias arrematou em leil&atilde;o a concess&atilde;o da rodovia Rio &ndash; Valadares e ser&aacute; respons&aacute;vel por investir, pelos pr&oacute;ximos 30 anos,&nbsp;R$ 11,3 bilh&otilde;es nos 726,9 quil&ocirc;metros de extens&atilde;o do sistema rodovi&aacute;rio BR-116/493/465/RJ/MG, liga&ccedil;&atilde;o entre as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Governador Valadares (MG). No leil&atilde;o realizado na Bolsa de Valores de S&atilde;o Paulo (B3), a concession&aacute;ria apresentou uma oferta de desconto 3,11% na tarifa b&aacute;sica.&nbsp;</p>
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A Empresa de Planejamento e Log&iacute;stica (EPL) foi respons&aacute;vel pelos estudos que possibilitaram o leil&atilde;o da rodovia, que &eacute; considerada estrat&eacute;gica pela extens&atilde;o e pelo volume de tr&aacute;fego. Trata-se, ainda, da &uacute;nica rota dispon&iacute;vel, a partir da capital fluminense, dispon&iacute;vel para contornar a Ba&iacute;a de Guanabara, permitindo o acesso &agrave; Regi&atilde;o dos Lagos e ao norte do estado.</p>
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No total, s&atilde;o estimados R$ 4 bilh&otilde;es para obras e interven&ccedil;&otilde;es na BR-116/RJ; R$ 1,5 bilh&atilde;o para a BR-493/RJ, conhecida como Arco Metropolitano; R$ 300 milh&otilde;es para a BR-465/RJ; e R$ 5,5 bilh&otilde;es para a BR-116/MG. Na Serra de Teres&oacute;polis (RJ) a previs&atilde;o &eacute; que 7,7 quil&ocirc;metros passem por amplia&ccedil;&atilde;o da capacidade, como forma de aumentar a seguran&ccedil;a e a fluidez no tr&acirc;nsito e diminuir o impacto ambiental na regi&atilde;o.</p>
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Ao longo das pr&oacute;ximas tr&ecirc;s d&eacute;cadas, est&atilde;o previstas obras e interven&ccedil;&otilde;es como 303,2 quil&ocirc;metros de duplica&ccedil;&otilde;es e 255,2 quil&ocirc;metros de faixas adicionais; 85,5 quil&ocirc;metros de vias marginais; 775 acessos; tr&ecirc;s &aacute;reas de escape; 75 passarelas; 462 pontos de &ocirc;nibus e 57 passagens de fauna. A estimativa &eacute; que a medida gere cerca de 150 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.</p>
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Durante a cerim&ocirc;nia de batida de martelo, o diretor-presidente substituto da EPL, Marcelo Caldas, ressaltou o papel da empresa, que atuou diretamente em mais de 70% dos projetos de concess&atilde;o realizados pelo minist&eacute;rio da Infraestrutura. Caldas destacou que os estudos da EPL geraram mais de R$ 70 bilh&otilde;es de investimentos contratados.</p>
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&ldquo;A EPL tem atuado para tornar o pa&iacute;s mais integrado, com uma infraestrutura mais segura, eficiente e sustent&aacute;vel e, acima de tudo, melhorar a vida dos brasileiros&rdquo;, disse. &nbsp;</p>
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O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, ressaltou a import&acirc;ncia do trabalho da EPL na estrutura&ccedil;&atilde;o e modelagem de projetos de concess&atilde;o.</p>
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&ldquo;Esse &eacute; um projeto bem estruturado, n&atilde;o s&oacute; em termos de investimentos, mas tamb&eacute;m uma modelagem inteligente. O brasileiro quer servi&ccedil;os de qualidade e n&atilde;o h&aacute; outro caminho que n&atilde;o seja por meio da parceria com o setor privado, pela efici&ecirc;ncia e pela disposi&ccedil;&atilde;o de fazer esse investimento. Vamos come&ccedil;ar mais um ciclo exitoso e bem-sucedido e continuar promovendo mudan&ccedil;as para o Rio de Janeiro, para Minas Gerais e para todo o Brasil&rdquo;.</p>
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<strong>Tarifas</strong></p>
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De acordo com a modelagem do contrato, est&aacute; prevista uma redu&ccedil;&atilde;o progressiva nas tarifas de ped&aacute;gio instalados em toda a extens&atilde;o do sistema rodovi&aacute;rio. No total, ser&atilde;o 12 pra&ccedil;as, cinco no Rio de Janeiro e sete em Minas Gerais. Na pr&aacute;tica, o usu&aacute;rio que cruzar a extens&atilde;o completa da rodovia passar&aacute; por 11 esta&ccedil;&otilde;es, j&aacute; que as duas pra&ccedil;as de Vi&uacute;va da Gra&ccedil;a (BR-116/RJ), no Rio de Janeiro, est&atilde;o na mesma quilometragem, apenas em dire&ccedil;&otilde;es diferentes.</p>
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A partir do sexto ano de vig&ecirc;ncia do contrato, est&aacute; prevista a utiliza&ccedil;&atilde;o do sistema&nbsp;<em>free flow</em>&nbsp;de pagamento eletr&ocirc;nico de tarifa na Regi&atilde;o Metropolitana do Rio de Janeiro, sem a necessidade das tradicionais pra&ccedil;as de ped&aacute;gio.</p>
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Inova&ccedil;&otilde;es como tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples (40%); desconto para usu&aacute;rios de dispositivos de pagamento eletr&ocirc;nico e para usu&aacute;rio frequente; pontos de parada e descanso para caminhoneiros; ado&ccedil;&atilde;o da metodologia Programa Internacional de Avalia&ccedil;&atilde;o de Rodovias (iRAP) para redu&ccedil;&atilde;o de acidentes em estradas; ilumina&ccedil;&atilde;o e pontos de wi-fi tamb&eacute;m devem ser implantadas pela concession&aacute;ria enquanto durar o contrato.</p>
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<em>*Com informa&ccedil;&otilde;es do Minist&eacute;rio da Infraestrutura</em></p>
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