


- Quem Somos
-
- Comissão de Ética
- Código de Conduta e Integridade
- Integrantes da Comissão de Ética da EPL Como fazer consulta ou denúncia?
- Legislação
- Notícias
- Perguntas Frequentes
- Presentes e Brindes
- Seminários e outros eventos
- Conflitos entre autoridades
- Propostas de emprego
- Hospedagem
- Rendimento de Assessores
- Investimentos
- Quarentena
- Eleições
- Atividades Paralelas
- Uso de veículos oficiais
- Declaração Confidencial de Informações
- Clareza de posições
- Partidos políticos
- Nepotismo
Secretaria Executiva
Contato
Campanhas Educativas
Estatuto Social
Galeria de Diretores
- Gestão de Pessoas
- Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
- Rol de Responsáveis
- Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
- Acesso à Informação
-
-
Institucional
Ações e Programas
Participação Social
Auditorias
Convênios e Transferências
Atas
Receitas e Despesas
Carta Anual
- Licitações e Contratos
- Empregados Informações classificadas Serviço de Informação ao Cidadão - SIC Perguntas Frequentes Dados Abertos Sobre a Lei de Acesso à Informação Acordos, Parcerias e Termos de Cooperação Técnica Gestão de Pessoas Consultas Públicas Cronologia de Pagamentos Legislação Demonstrações Financeiras Carta de Serviços ao Usuário Metas e Resultados Oportunidades de Negócios Ouvidoria EPL PAC - Plano Anual de Contratações
- Painel de Indicadores
- Política de Privacidade
14 de abril de 2022
Na última semana, representantes da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) fizeram uma série de visitas técnicas em portos localizados no norte do Chile para avaliar o potencial da região para a atrair produtos brasileiros. Os dados obtidos durante a viagem serão utilizados para consolidação do Diagnóstico Logístico do Mato Grosso do Sul, produto desenvolvido pelo Observatório Nacional de Transportes e Logística (ONTL) da EPL para o estado sul-mato-grossense.
A equipe da EPL percorreu os portos de Antofagasta, Mejillones, Angamos e Tocopilla. A eficiência da infraestrutura local para receber novas cargas e atrair investimentos foi um dos pontos constatados durante as visitas.
Em uma série de reuniões com representantes dos setores público e privado do Chile, foi discutida a importância da integração da infraestrutura dos países da América do Sul para a formação de novos fluxos de comércio e investimentos. A proposta do Corredor Rodoviário Bioceânico possibilita a conexão entre o norte do Chile, o noroeste da Argentina, a região do Chaco, no Paraguai, e o Centro-Oeste do Brasil.
Exportações
O levantamento feito pela EPL mostra que a utilização de portos localizados no norte de Chile para exportar a produção do Mato Grosso do Sul para a Ásia pode reduzir os custos logísticos em mais de 20%. Além da diminuição de custos logísticos, a rota entre o Chile e a Ásia pode ser feita em 28 dias, 12 dias a menos do que no transporte feito pelo Oceano Atlântico – uma queda de 30% no tempo de viagem.
Concessões
Ao longo dos últimos anos, a EPL se estabeleceu como referência para desenvolvimento de estudos para a concessão de ativos portuários à iniciativa privada, com projetos que resultaram em mais de 30 terminais leiloados. Segundo o diretor-presidente da estatal, Arthur Lima, essa expertise pode ser aproveitada em projetos para o Chile.
“A EPL possui todas as condições de desenvolver estudos para criar uma modelagem para a concessão de portos no Chile. O alinhamento com empresários e governantes do país permite que a EPL possa estruturar projetos da mais alta qualidade”, destacou.