Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialResenha Mensal: Transporte ferroviário apresenta 20% de aumento de carga conteinerizada
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Resenha Mensal: Transporte ferroviário apresenta 20% de aumento de carga conteinerizada

08 de janeiro de 2021

Transporte ferroviário apresenta 20% de aumento de carga conteinerizada
O volume de carga movimentada em contêineres nas ferrovias brasileiras cresceu mais de 20% em novembro de 2020, chegando a 0,5 MM TU. É o que mostra o levantamento feito pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) na Resenha Mensal lançada nesta sexta-feira (08). 

A carga conteinerizada possui maior valor agregado e a mudança demonstra a confiança do setor privado no crescimento econômico do país. Na cabotagem, o transporte de petróleo e derivados também teve alta superior a 20%. O aumento da demanda de tais produtos está diretamente relacionado à retomada das atividades econômicas.

Emprego – Seguindo a tendência já observada nas Resenhas anteriores, o setor de transportes registrou, em novembro, a abertura de 11.903 vagas de empregos no subsetor de transporte rodoviário de cargas. A curva crescente reverte, em parte, os impactos resultantes das medidas de distanciamento geradas pela epidemia de Covid-19. 

Transporte aéreo –Em novembro houve crescimento de mais de 16% no transporte de passageiros domésticos e mais de 31% no crescimento dos passageiros internacionais, quando comparado a outubro de 2020. Embora o volume de passageiros domésticos ainda esteja na metade daquele verificado em novembro de 2019, o setor tem apresentado recuperação mês após mês, sendo novembro o sétimo mês seguido de crescimento.

Concessões – A ANAC aprovou o reequilíbrio econômico-financeiro de 8 aeroportos em razão da Covid-19 (Galeão, Porto Alegre, Fortaleza, Florianópolis, Guarulhos, Brasília, Salvador e Confins). Em relação ao aeroporto de Natal, foi aprovado o Termo Aditivo para garantir a prestação dos serviços e o nível de serviço, durante o processo de relicitação. Movimento semelhante ocorreu com o Contrato de Concessão da BR-040/DF/GO/MG, onde a ANTT aprovou o Termo Aditivo para garantir a prestação dos serviços, pela Via 040, até fevereiro/2022.
 
Para ler o documento acesse: https://www.ontl.epl.gov.br/resenha-mensal