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EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
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Rodovias BR-101/290/386/448/RS - Integração do Sul 

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Rodovias
STATUS DO PROJETO
Concluídos
UF(s)
RS
CAPACIDADE
473,4 km
ELABORAÇÃO
ANTT, Ministério dos Transportes e EPL
PARTICIPAÇÃO DA EPL
Estudos ajustados pela EPL
PRAZO
30 ANOS

Informações do projeto

Descrição sumária dos trechos da RIS:
BR-101/RS, da divisa dos Estados de RS/SC, em Torres/RS, até o entroncamento com a BR-290, em Osório (87,9 km);
BR-290/RS, do entroncamento com a BR-101, em Osório, até após a Ponte Móvel do Rio Guaíba, em Porto Alegre (98,1km);
BR-386/RS: do entroncamento com a BR-285/377, para Passo Fundo, até o entroncamento com a BR-116, em Canoas (265,8km);
BR-448/RS: do entroncamento com a BR-116, em Sapucaia do Sul, até o entroncamento com a BR-116/290, em Porto Alegre (21,6km).
Os valores a serem aplicados no projeto ao longo dos 30 anos de concessão totalizam R$ 13,4 bilhões, dos quais R$ 7,8 bilhões são para investimentos em CAPEX e R$ 5,6 bilhões para custos operacionais.

O volume diário máximo anual (VDMA), médio em todas as praças, está previsto em 17.561 veículos no ano 03 e 35.323 veículos no ano 30.

A taxa interna de retorno de projeto (real) sobre o fluxo de caixa sem alavancagem é de 9,20 % a.a. para o custo médio do WACC.

Em relação aos investimentos, estão previstos investimentos obrigatórios e outros para a ampliação de capacidade vinculada a gatilho de VDMA aferidos em cada um dos 49 subtrechos.

Investimentos Obrigatórios:
Duplicações na BR-386 - 225,2km (não inclui trecho de 10km que será duplicado pelo DNIT);
Implantação de faixas adicionais em trechos já duplicados na BR-290 e BR-386 - 78,8km;
Investimentos vinculados:

Implantação de 73,8 km de vias marginais;
Implantação de 176 dispositivos, sendo 59 acessos, 19 interconexões diamante, 6 interconexões trombeta, 8 interconexões Parclo, 30 retornos em nível, 4 meios-retornos em nível; 5 trevos completos; 32 passarelas e 13 passagens inferiores.
Além das melhorias físicas, também estão previstos a oferta de: (i) serviços médicos de emergência, (ii) socorro mecânico, (iii) sistemas de pedágio e controle de arrecadação, (iv) produção e edição de boletim periódico, (v) disponibilização de serviços de reclamações, (vi) combate a incêndios, (vii) apreensão de animais na faixa de domínio, (viii) sistema de controle de velocidade, (ix) sistema de pesagem entre outros. Alguns parâmetros de desempenho da concessionário serão observados entre os quais: (i) irregularidade longitudinal máxima, (ii) índice de gravidade global, (iii) vida útil remanescente, (iv) atendimentos e socorro entre outros associados aos serviços disponibilizados. 

Galeria

Rodovia de Integração do Sul - (BR-101/290/386/448/RS)