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Road Show apresenta cronograma de estudos para rodovias paranaenses

03 de dezembro de 2019

Road Show apresenta cronograma de estudos para rodovias paranaenses

A Empresa de Planejamento e Logística – EPL finalizou no dia 28 de novembro a primeira etapa do road show que apresenta o projeto para a concessão de quatro mil quilômetros de rodovias no Paraná aos representantes estaduais do setor de infraestrutura.

A metodologia utilizada para os estudos de viabilidade e um cronograma com as etapas do projeto foram apresentados pelo diretor-presidente da EPL, Arthur Lima. O diretor indicou que as propostas de melhorias e modelagem da nova operação deverão ser entregues em julho de 2020, de forma que o processo licitatório seja finalizado até julho de 2021, antes do fim das atuais concessões.

Os encontros foram promovidos em parceria com o Ministério da Infraestrutura, a International Finance Corporation (IFC), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e a Agência Reguladora do Paraná (Agepar). Em três dias, o grupo percorreu as cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá e Londrina. A próxima rodada de reuniões ocorrerá em dezembro na região sudoeste e oeste do Paraná.

A apresentação desenvolvida pela EPL mostrou inovações que estão sendo estudadas pela equipe técnica para aumentar o conforto do usuário e a viabilidade do projeto. Entre as novidades, foi apresentada a possibilidade de disponibilização de rede de internet sem fio em todo o traçado e aumento da capacidade de tráfego em alguns trechos.

Diante da principal reclamação dos usuários – os preços dos pedágios – o diretor-presidente da EPL disse que estão sendo feitos estudos para reequilibrar o preço pago pelo cidadão. Para isso, ele apresentou o modelo híbrido de concorrência que vem sendo aplicado em leilões federais e que prevê como vencedor o grupo que apresentar proposta com maior desconto da tarifa, limitado a 12%, com maior pagamento de outorga.

“O Governo Federal está comprometido com o anseio dos cidadãos de pagar um pedágio que reflita as melhorias da infraestrutura e dos serviços oferecidos pelas concessionárias”, afirmou.

O projeto – As rodovias que serão concedidas interligam o porto de Paranaguá, a região metropolitana de Curitiba, as regiões oeste e norte do estado e a Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai.

Em busca de celeridade para o projeto, a EPL firmou uma parceria com a IFC para realização dos estudos de viabilidade para a concessão das rodovias. O acordo foi feito de forma inédita no Brasil e agrega a malha de rodovias federais no Paraná nas concessões estaduais.

Coordenadas pela EPL, as atividades foram iniciadas pela IFC em outubro com a contagem de tráfego de origem e destino em 13 pontos do estado. O custo para a elaboração do projeto é de cerca de R$ 60 milhões e o valor será ressarcido à EPL pelo futuro vencedor da concessão.

Grupo de Trabalho – Na terça-feira (26/11), em Curitiba, o Grupo de Trabalho de Acompanhamento, formado por integrantes da EPL, Ministério da Infraestrutura, IFC e Agepar  se reuniu com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, para apresentar o projeto. Na ocasião, o governador assinou decreto que criou um Grupo de Trabalho de acompanhamento local, que irá funcionar conjuntamente e ampliar a sinergia entre governo estadual e federal.

Ainda em Curitiba, a EPL apresentou o projeto das Rodovias Integradas do Paraná para o setor produtivo, especialistas em infraestrutura e técnicos das autarquias envolvidas com a concessão, conservação e fiscalização de rodovias. O secretário estadual de Infraestrutura, Alex Sandro, elogiou a iniciativa e reforçou que o road show é importante para dar transparência ao processo.

Reuniões técnicas – Nos dias 27, 28 e 29 de novembro o grupo de trabalho se reuniu com técnicos das autarquias envolvidas com a concessão, conservação e fiscalização de rodovias em reuniões setoriais nas cidades de Ponta Grossa, Maringá e Londrina. Os encontros registraram ainda a participação do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, vereador Daniel Fraccar e do deputado estadual Homero Marchese.

 

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