Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialResenha: setor aéreo de passageiros apresenta forte recuperação
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Resenha: setor aéreo de passageiros apresenta forte recuperação

09 de fevereiro de 2021

Resenha: setor aéreo de passageiros apresenta forte recuperação

O setor de transporte aéreo, um dos mais atingidos pela pandemia de COVID-19, registrou, entre os meses de novembro e dezembro de 2020, o maior número de movimentação de passageiros desde o início da pandemia. O resultado apresentado na nova edição da Resenha Mensal do Observatório Nacional de Transporte e Logística da EPL mostra que a demanda por voos domésticos cresceu mais de 20% entre os dois meses e ultrapassou a marca de cinco milhões de passageiros em dezembro.

No mesmo período, a demanda por voos internacionais teve alta de 70%. Para efeito de comparação, no mês de julho, a soma da movimentação de passageiros, entre voos domésticos e internacionais, foi inferior a dois milhões. 

O aumento na movimentação de passageiros contribuiu para o início da retomada na geração de empregos no setor. Pela primeira vez em oito meses, dezembro atingiu um saldo positivo de contratações para o transporte aéreo de passageiros, com 339 vagas geradas.

A publicação mostra ainda que o setor de transporte rodoviário de passageiros também teve aumento no número de movimentações e atingiu a marca de 1,71 milhões de passageiros em dezembro. O número representa um crescimento de 17% em relação ao mês de novembro de 2020.

Investimentos – No último mês de 2020, os investimentos do Governo Federal no setor de transportes ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão. Ao longo do ano, o Ministério da Infraestrutura entregou 86 obras em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Para garantir investimentos privados na rede de infraestrutura do país, o Ministério também viabilizou a concessão de 12 ativos, sendo nove por meio de leilão e três renovações antecipadas.

Em continuidade ao cronograma do programa de concessões, em dezembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou aviso de licitação e o edital para concessão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), cujos estudos de demanda foram realizados pela EPL. O trecho objeto da concessão será entre as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia. O leilão está previsto para abril de 2021.

Leia o material completo em: https://ontl.epl.gov.br/publicacoes/resenha-mensal/