Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialPublicado o edital para o Leilão da BR-163/230/MT/PA
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Publicado o edital para o Leilão da BR-163/230/MT/PA

31 de março de 2021

Publicado o edital para o Leilão da BR-163/230/MT/PA

Nesta quarta-feira (31), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital para o leilão da BR-163/230/MT/PA. O documento foi elaborado com base em estudos desenvolvidos pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL). A rodovia liga os terminais portuários do Arco Norte (Rio Tapajós) ao terminal ferroviário de Rondonópolis (MT) e é um eixo importante para o escoamento da produção do Pará e do norte da região Centro-Oeste. O leilão está marcado para o dia 8 de julho, na B3 S.A., em São Paulo.

O projeto, que foi estruturado pela EPL, contempla um trecho de mil quilômetros e prevê investimentos de R$ 2,7 bilhões que vão melhorar a qualidade da via e reduzir os custos operacionais e o tempo de viagem. Além disso, estão previstas obras para a construção de três contornos, totalizando 42 km de extensão, e 340 km de acostamentos. Para garantir a segurança dos pedestres, serão instaladas sete passarelas ao longo do trecho. Também estão previstos serviços de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e aos demais incidentes na via.

A concessão terá prazo de dez anos e ganhará o leilão o concessionário que oferecer a menor tarifa. O prazo mais curto que o usual é compatível com a entrada em operação esperada para a ferrovia Ferrogrão, que possui traçado paralelo ao da rodovia.

O edital está disponível no site da ANTT, no seguinte endereço: https://portal.antt.gov.br/br-163-230-mt-pa