Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Porto - STS 14 - Terminal de celulose no Porto de Santos/SP 

Voltar para: Página Inicial ProdutosProdutos EPL nas ConcessõesEPL nas Concessões ConcessõesConcessões Página InicialPorto - STS 14 - Terminal de celulose no Porto de Santos/SP
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Fale Conosco
SETOR
Portos
STATUS DO PROJETO
Em andamento
UF(s)
SP
LOCALIZAÇÃO
Porto de Santos/SP
VOCAÇÃO
Celulose
CAPACIDADE
capacidade estática para armazenamento de 97 mil toneladas de celulose
ELABORAÇÃO
SNPTA, EPL, ANTAQ e SPPI

Informações do projeto

O projeto STS 14 é um arrendamento de terminal portuário, localizado no Porto Organizado de Santos/SP, dedicado à movimentação de celulose (carga geral). Será firmado um novo contrato de arrendamento, mediante a realização de certame licitatório na modalidade leilão, cujo critério de seleção será o maior valor de outorga. Com prazo previsto para exploração de 25 anos.

Trata-se de área pavimentada, com aproximadamente  31.017m², localizada na região do Macuco, na margem direita do Porto de Santos.

Após a implantação das estruturas necessárias deverá possuir capacidade estática para armazenamento de 97 mil toneladas de celulose e terá potencial para movimentar 2,0 milhões de toneladas por ano. 

São previstos investimentos de aproximadamente R$ 133,9 milhões que visam dotar o terminal de capacidade de movimentação de celulose, por meio de demolição e preparação da área; pavimentação rígida para tráfego pesado; instalação de 600m de ramal ferroviário interno e 02 aparelhos de mudança de via (AMV); construção de armazém com aproximadamente 24 mil m2; obras de reforço do cais (309m); dragagem de aprofundamento de berço (aprox. 44,1 mil m3), aquisição de diversos equipamentos de movimentação de carga, entre outras intervenções a serem realizadas no terminal.

Esse projeto deriva do projeto qualificado no PPI, por meio da Resolução PPI nº 52, de 08/05/2019, que tinha como objetivo a elaboração dos estudos para novo arrendamento nesta área no Porto de Santos, cujo antigo arrendatário teve o contrato de renovação do arrendamento cancelado pelo TCU, pelo Acórdão nº 1.171/2018 – Plenário.

A priorização é reforçada pela necessidade de atendimento à demanda reprimida destinada ao Porto de Santos para movimentação de celulose, conforme demonstrado Plano Mestre do Complexo Portuário de Santos. 

Galeria

Porto - STS 14 - Terminal de celulose no Porto de Santos/SP