Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialPlanejamento de transportes é tema de painel em exposição voltada ao setor de infraestrutura
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Planejamento de transportes é tema de painel em exposição voltada ao setor de infraestrutura

21 de outubro de 2021

Planejamento de transportes é tema de painel em exposição voltada ao setor de infraestrutura
O papel do Plano Nacional de Logística (PNL 2035) para o desenvolvimento do setor de transportes e da economia no Brasil foi um dos destaques do segundo dia da Paving Hybrid. Realizada em São Paulo, a exposição é um dos maiores eventos de construção e infraestrutura do país e vai até o dia 22 de outubro.  

Durante o painel realizado nesta quinta-feira (21) e que debateu o planejamento do setor de transportes, o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, afirmou que o PNL 2035, desenvolvido pela EPL em parceria com o Ministério da Infraestrutura, devolve ao estado brasileiro a capacidade de planejar o futuro da infraestrutura. O plano apresenta nove cenários possíveis para a infraestrutura brasileira no ano de 2035. O documento mostra que é possível ampliar a participação das ferrovias na matriz de transporte brasileira, que podem chegar a 2035 com mais de 30% de participação. 

Segundo o diretor, é a partir do PNL 2035 que serão discutidos os grandes projetos de infraestrutura do país. Com base no PNL serão desenvolvidos os Planos Setoriais, que indicaram os empreendimentos e investimentos necessários para cada modal de transporte. 

“O documento dá o indicativo para iniciativa privada onde serão necessários os investimentos em infraestrutura. Temos uma grande necessidade de infraestrutura e a parceria com setor privado é fundamental para o desenvolvimento do país. 

Concessões – Durante a participação no painel, Lima também reforçou a importância do papel da EPL como estruturadora de projetos para a concessão de ativos de infraestrutura à iniciativa privada. O diretor lembrou aos participantes do evento que a EPL é a responsável por estruturar grandes projetos de concessão, com uma carteira de mais de 60 projetos. 

É o caso do leilão da Rodovia Presidente Dutra, que ocorre no dia 29 de outubro e que deve gerar mais de R$ 14 bilhões em investimentos. No portuário, a EPL desenvolveu os estudos para o arrendamento dos terminais STS 08 e STS 08A, no Porto de Santos (SP) e que vão gerar mais de R$ 1 bilhão em investimentos. Para o setor aeroportuário, a EPL elabora a modelagem de Parceria Público-Privada para a concessão de oito aeroportos na região norte. Já o setor ferroviário, a estatal atua para garantir o licenciamento ambiental da Ferrogrão, estrada de ferro que vai revolucionar a logística e o transporte de grãos no Brasil.