Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialPesquisa da EPL e Antaq apresentará diagnóstico dos portos
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Fale Conosco

Pesquisa da EPL e Antaq apresentará diagnóstico dos portos

30 de maio de 2017

Pesquisa da EPL e Antaq apresentará diagnóstico dos portos

A Empresa de Planejamento e Logística - EPL - e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq - iniciaram, na quinta-feira (25), uma pesquisa nas instalações portuárias brasileiras com a finalidade de coletar informações sobre a infraestrutura, os custos operacionais e os gargalos porventura existentes.

Essa pesquisa é uma das atividades previstas por de um Acordo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos e será realizada até o dia 30 de junho, envolvendo a aplicação de questionário em todas as instalações portuárias marítimas e fluviais do país.

Para o diretor de Planejamento da EPL, Adailton Dias, essa pesquisa vai apresentar um diagnóstico do setor portuário no Brasil. “Essa pesquisa é de extrema importância para o planejamento sinérgico e harmônico do sistema de transporte brasileiro, sobretudo para o setor portuário e sua respectiva integração aos demais modos de transporte.”

As informações coletadas comporão o documento “Desempenho Operacional dos Serviços Portuários: Custos, Gargalos e Recomendações”, que será divulgado pela EPL no segundo semestre de 2017.

Esse documento apresentará a estrutura de custos, envolvendo o sentido do fluxo da carga, os principais equipamentos utilizados e os tipos de embarcações por categoria de produtos.

Incluirá também uma análise da situação atual da infraestrutura das instalações portuárias, tanto do ponto de vista dos aspectos de movimentação interna quantos aos seus acessos, bem como aspectos normativos que geram entraves operacionais a esse setor.

O diretor Adailton Dias disse que esse o documento vai apresentar recomendações para melhorias na infraestrutura dos acessos terrestres e aquaviários e para o aperfeiçoamento do arcabouço regulatório, visando otimizar o desempenho dos serviços portuários.

Os resultados da pesquisa subsidiarão também o Plano Nacional de Logística Integrada - PNLI, em desenvolvimento pela EPL. A principal finalidade desse Plano é identificar e analisar alternativas para otimizar a movimentação de cargas com o uso da multimodalidade de transporte, buscando eficiência nos campos tecnológico, energético, social, econômico e ambiental.

Autor: ASRIC - Bruno Lourenço