Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialObservatório inaugura novo portal que traduz o setor de transporte
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Observatório inaugura novo portal que traduz o setor de transporte

11 de dezembro de 2020

Observatório inaugura novo portal que traduz o setor de transporte

O Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) lança nesta sexta-feira (11) um novo portal com ferramentas inovadoras que facilitam a consulta de informações especializadas sobre a infraestrutura brasileira. Com layout intuitivo, a página permite o acesso das informações em linguagem clara e acessível para aproximar o setor da população em geral, assim como municiar o poder público de conhecimento sobre o setor.

No endereço, é possível acessar a base de dados completa do Observatório, mapas georreferenciados e publicações técnicas. A grande novidade são as ferramentas que possibilitam a geração de dados pelo próprio usuário, com o uso de simuladores. É o caso do Simulador de Custo de Transbordo, que estima os valores envolvidos nas operações de transferência de carga entre modos de transportes, e o Simulador de Gases de Efeito Estufa, que permite o cálculo do volume de CO2 gerado por operações de transporte de cargas em rodovias, ferrovias e hidrovias. Dados sobre o potencial de geração de postos de trabalho dos novos empreendimentos de infraestrutura podem ser consultados com a ferramenta “Calculadora de Empregos”.

O ONTL é o braço de pesquisa da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e disponibilizou no novo portal os indicadores monitorados pela estatal e que acompanham o desenvolvimento do setor de transportes. Consolidados em painéis analíticos, o usuário pode utilizar filtros para interagir com os objetos e fazer o download dos dados. Uma versão interativa do Anuário Estatístico, publicação que é realizada em parceria com a Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, também foi disponibilizada aos usuários.

Para o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, a remodelagem do ONTL está alinhada com a missão da EPL de apoiar os setores público e privado na tomada de decisões estratégicas de investimentos e planejamento do setor de transporte e logística.

“São mais de 200 indicadores que permitem traçar um panorama do comportamento do setor. Não se tem registro no Brasil de um portal que reúna todo esse conjunto de indicadores do setor de transportes. O ONTL também é uma fonte de consulta para a comunidade acadêmica e permite que a pesquisa científica para o setor seja apoiada em dados técnicos qualificados”.

Novas seções – Além dos indicadores, simuladores e mapas, o portal do ONTL também conta com uma área sobre legislação que apresenta, de forma atualizada, as principais leis, decretos, medidas provisórias e resoluções que regulam o setor. 

Outra novidade é o Beabá dos Transportes, que traz um material didático de termos e conceitos sobre o transporte no Brasil, a sua evolução ao longo da história e as perspectivas para o futuro. Também são apresentados conceitos e definições no Dicionário dos Transportes.

O Portfólio de Projetos apresenta todos os estudos já realizados pela EPL, os trabalhos em andamento e os que sem encontram em fase inicial de preparação. Os usuários podem consultar a localização dos projetos pelo Brasil e suas principais características utilizando uma versão do visualizador georreferenciado do ONTL.

Acesse www.ontl.epl.gov.br e conheça o novo Portal!!