Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialMatrizes de Origem e Destino para PNL 2035 são apresentadas em webinar
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Fale Conosco

Matrizes de Origem e Destino para PNL 2035 são apresentadas em webinar

02 de setembro de 2020

Matrizes de Origem e Destino para PNL 2035 são apresentadas em webinar

Nesta quarta-feira (2), a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) apresentou o trabalho para a elaboração das Matrizes de Origem e Destino de Cargas e Passageiros que serão utilizadas no Plano Nacional de Logística 2035 (PNL 2035). Os dados sobre movimentação de cargas foram obtidos pela EPL a partir de notas fiscais eletrônicas. Já para as informações sobre a movimentação de passageiros foram utilizados dados de telefonia móvel. Na oportunidade, também foram apresentadas as análises técnicas quanto a camada estratégica dos corredores logísticos e o indicadores para os cenários do PNL 2035.

Os trabalhos foram apresentados no seminário “Intermodalidade no Plano Nacional de Logística”, realizado de forma virtual e que apresentou os estudos da EPL sobre o planejamento integrado do transporte de cargas e pessoas. O material será incluído na versão final do PNL 2035.

Durante a abertura do seminário, o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, ressaltou o trabalho do Governo Federal para reduzir custos logísticos, o que é feito por meio do planejamento.

“Temos feito um esforço muito grande para buscar o equilíbrio da matriz de transporte do Brasil. Nosso objetivo é prover serviços de qualidade aos usuários, com uma infraestrutura que ao mesmo tempo reduza custos de produção”.

Ainda de acordo com o secretário, a EPL tem tido um papel de destaque na estruturação de projetos de infraestrutura.

“O trabalho do MInfra em conjunto com a EPL tem sido em transferir ativos do setor público para o setor privado, sempre buscando intermodalidade”, disse.

Para o diretor-presidente da EPL, a intermodalidade é o resultado mais claro de cadeia logística integrada e planejada.

“O Brasil vive um momento de transformação no setor de transportes. Com o sucesso das concessões de infraestrutura, planejamos e construímos uma rede mais eficiente. Assim, com foco na intermodalidade, é possível definir para cada caso o custo mais baixo para o transporte entre dois pontos do mapa”, explicou.

Versão final – Após a quinta edição, chega ao fim a primeira série de webinários sobre o Plano Nacional de Logística 2035. Durante o ano, além de intermodalidade, foram apresentados e debatidos estudos sobre rodovias, portos, ferrovias e o transporte aquaviário. Os diálogos com o setor produtivo e com especialistas da área foram previstos no calendário de desenvolvimento do PNL como forma de garantir a incorporação de conhecimento em etapa anterior à audiência pública, prevista no final do projeto.

Quem não pôde participar do webinar, pode conferir as apresentações completas abaixo. O vídeo dos debates está disponível no canal da EPL no Youtube.

Galeria

  • Matrizes de Origem e Destino para PNL 2035 são apresentadas em webinar
01 - Plano Nacional de Logística

Tamanho do arquivo: 2,15 MB

02 - Matrizes Origem e Destino

Tamanho do arquivo: 3,26 MB

03 - Camada Estratégica

Tamanho do arquivo: 2,79 MB

04 - Indicadores

Tamanho do arquivo: 528,77 KB