


- Quem Somos
-
- Comissão de Ética
-
Código de Ética e Conduta
Integrantes da Comissão de Ética da EPL
Como fazer consulta ou denúncia?
- Legislação
- Notícias
- Perguntas Frequentes
- Presentes e Brindes
- Seminários e outros eventos
- Conflitos entre autoridades
- Propostas de emprego
- Hospedagem
- Rendimento de Assessores
- Investimentos
- Quarentena
- Eleições
- Atividades Paralelas
- Uso de veículos oficiais
- Declaração Confidencial de Informações
- Clareza de posições
- Partidos políticos
- Nepotismo
Secretaria Executiva
Contato
Campanhas Educativas
Estatuto Social
Galeria de Diretores
- Gestão de Pessoas
- Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Organograma
- Quem é Quem
- Acesso à Informação
-
-
Institucional
Ações e Programas
Participação Social
Auditorias
- Convênios e Transferências
- Atas Receitas e Despesas Carta Anual
- Licitações e Contratos
- Empregados
- Informações classificadas
- Serviço de Informação ao Cidadão - SIC Perguntas Frequentes Dados Abertos Sobre a Lei de Acesso à Informação Acordos, Parcerias e Termos de Cooperação Técnica Gestão de Pessoas Consultas Públicas Cronologia de Pagamentos Legislação Demonstrações Financeiras Carta de Serviços ao Usuário Metas e Resultados Oportunidades de Negócios Ouvidoria EPL PAC - Plano Anual de Contratações
- Painel de Indicadores
- Produtos
-
- Plano Nacional de Logística - PNL
- Plano Nacional de Logística 2035
- Plano Nacional de Logística 2025
- Manual - Metodologia de Custos de Transporte
- Metodologia da Análise de Custo-Benefício
- Transporte inter-regional de carga no Brasil - Panorama 2015
- Matrizes do transporte inter-regional de carga no Brasil
- Perfil de Embarcadores e Serviços Demandados
- Pesquisa de Origem e Destino nos Aeroportos
- Rede Georeferenciada – PNL 2025
- Estruturação de Projetos
- Estudos e Pesquisas
- Metodologia de Estruturação de Projetos de Infraestrutura - MEPI Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL
- EPL nas Concessões
26 de fevereiro de 2021
A concessão de 3,5 mil quilômetros de rodovias no Paraná tem o potencial de gerar uma economia de R$100 bilhões aos motoristas ao final do período dos 30 anos previstos para os novos contratos. O levantamento feito pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), ligado à Empresa de Planejamento e Logística (EPL), mostra que as melhorias previstas no projeto vão aumentar a eficiência logística, reduzindo assim os gastos com combustíveis, pneus, manutenção de veículos e outros custos.
Os números foram publicados nesta sexta-feira (26) no Artigo Técnico nº 3 que também mostra que os benefícios dos investimentos do setor privado nas rodovias ultrapassam a esfera econômica e refletem em melhorias no cotidiano dos cidadãos. Estima-se que as concessões vão gerar um impacto de mais de R$ 135 bilhões sobre a produção e renda do estado.
O artigo aponta ainda que as cláusulas previstas nos contratos são capazes de gerar investimentos socioambientais de mais de 400 milhões de reais.
Segurança – Além da melhoria da capacidade viária, as novas concessões preveem investimentos para o aumento da segurança do usuário, como o uso de iluminação em led e pontos de descanso. O artigo do ONTL estima que poderia haver a redução de seis mil mortes em decorrência de acidentes no período da concessão.
Em artigo publicado hoje (26) no jornal paranaense Gazeta do Povo, o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, alertou que as estimativas feitas só sairão do papel caso os investimentos de R$ 42 bilhões sejam de fato realizados. Mas garantiu que, se forem bem sucedidos, os contratos vão garantir o desenvolvimento do Paraná. “Uma região só se torna competitiva quando tem meios eficazes de deslocamento de pessoas, serviços e mercadorias. Os benefícios desses ativos são incontestáveis: redução da pobreza, aumento da competitividade, geração de empregos e de renda.”
Para ler o artigo completo, acesse: https://ontl.epl.gov.br/publicacoes/artigos-tecnicos/