Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialInfra Week: Investimentos em infraestrutura vão gerar empregos e impactar PIB
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Infra Week: Investimentos em infraestrutura vão gerar empregos e impactar PIB

07 de abril de 2021

Infra Week: Investimentos em infraestrutura vão gerar empregos e impactar PIB

Nesta quarta-feira (7), o Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da EPL publicou um artigo técnico que demonstra alguns benefícios econômicos da carteira de projetos que será leiloada pelo Governo Federal na Infra Week, que vai até sexta-feira (9). A iniciativa do Ministério da Infraestrutura conta com o leilão de 28 empreendimentos que vão gerar mais de R$ 10 bilhões em investimentos privados.

O documento ressalta que a disponibilidade de infraestrutura adequada impacta diretamente na produtividade e competitividade das cadeias econômicas. Os investimentos no setor são fundamentais para o desenvolvimento do país e determinantes para o crescimento do Produto Interno Bruto. 

O levantamento do ONTL mostra que além da expectativa da geração de mais de 150 mil empregos, os leilões realizados ao longo da Infra Week também vão influenciar o PIB das regiões onde os projetos estão localizados.

7 aeroportos do Bloco Norte – Impacto de 3,58% no PIB da região

6 aeroportos do Bloco Central – Impacto de 1,14% no PIB da região

9 aeroportos do Bloco Sul – Impacto de 1% no PIB da região

4 terminais portuários no Porto de Itaqui (MA) – Impacto de 2,5% no PIB da região

1 terminal portuário no Porto de Pelotas (RS) – Impacto de 0,76% no PIB da região

Trecho I da Ferrovia de Integração Oeste Leste (BA) – Impacto de 4,84% no PIB da região

No total, o ano de 2021 deve terminar com o leilão de 50 ativos, que devem gerar um total de R$ 83,5 bilhões em investimentos.

O artigo ainda detalha os investimentos públicos realizados no setor de transportes desde 2010 e a participação do setor privado nas obras de infraestrutura. Para ler o documento completo, acesse: https://ontl.epl.gov.br/publicacoes/artigos-tecnicos/