Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialIndígenas apresentam considerações sobre projeto da Ferrogrão
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Fale Conosco

Indígenas apresentam considerações sobre projeto da Ferrogrão

12 de março de 2020

Indígenas apresentam considerações sobre projeto da Ferrogrão
Os estudos de impacto ambiental desenvolvidos pela Empresa de Planejamento e Logística – EPL para o projeto da Ferrovia EF – 170, conhecida como Ferrogão, foram tema de um debate entre representantes do Governo Federal e lideranças de povos indígenas da Bacia do Xingu, nesta terça-feira (12), em Brasília.

O diretor-presidente substituto da EPL, Marcelo Caldas, participou da reunião para ouvir as considerações dos representantes do Xingu sobre o projeto. O encontro também reuniu representantes do Ministério da Infraestrutura, do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI e técnicos da gerência de Meio Ambiente da EPL.

Entre as reinvindicações dos indígenas, está a abertura de consultas aos povos tradicionais da região sobre o traçado e os impactos ambientais que podem ocorrer com a construção do empreendimento.  O projeto da ferrovia conta com uma extensão de 933 quilômetros e conecta a região produtora de grãos do Centro-Oeste brasileiro ao Porto de Miritituba, no Pará.

Marcelo Caldas explica que ouvir todos os atores envolvidos no processo é uma das diretrizes do projeto. 

“A EPL exerce papel fundamental no desenvolvimento socioambiental e econômico, fatores intrínsecos a este empreendimento. Neste contexto, está sempre aberta ao diálogo, respeitando as tradições indígenas. A atuação e os estudos desenvolvidos pela empresa estão sempre de acordo com a legislação brasileira e todas as consultas públicas previstas serão cumpridas”, disse.

Galeria

  • Indígenas apresentam considerações sobre projeto da Ferrogrão
  • Indígenas apresentam considerações sobre projeto da Ferrogrão