Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialGoverno do Paraná recebe proposta para elaboração de Plano Estadual de Logística de Transportes
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Fale Conosco

Governo do Paraná recebe proposta para elaboração de Plano Estadual de Logística de Transportes

26 de novembro de 2019

Governo do Paraná recebe proposta para elaboração de Plano Estadual de Logística de Transportes
Nesta terça-feira (26), em Curitiba, o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística – EPL, Arthur Lima, entregou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná uma proposta para que a empresa elabore o Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná, o PELT-PR. 

No documento, a EPL prevê que o trabalho estude ao menos 22.236 quilômetros de rodovias, 2.348 quilômetros de ferrovias, 1.250 quilômetros de hidrovias e 39 aeródromos públicos. 

Após a definição das diretrizes e metodologias que serão utilizadas para a elaboração do PELT, a EPL fará a coleta dos dados da sobre a infraestrutura paranaense. Com base nas informações, um diagnóstico da rede de transportes atual do estado identificará dos gargalos logísticos.  Dessa forma, a empresa poderá sugerir as intervenções necessárias para que o estado possa otimizar a rede multimodal de transportes. Essa proposta será então colocada em consulta pública e os empreendimentos serão priorizados de acordo com as necessidades e possibilidades de investimentos. 

Ao entregar a proposta, o diretor-presidente da EPL ressaltou o compromisso da empresa com a qualidade dos projetos desenvolvidos e a expertise de sua equipe técnica no desenvolvimento para o planejamento setorial de longo prazo.

“Nas etapas previstas para o desenvolvimento do plano estadual, levantaremos as demandas da população paranaense, que serão relevantes não apenas para o estudo do Paraná, como também poderão constar no Plano Nacional de Logística que estamos desenvolvendo”, disse.

A EPL é responsável pelo Plano Nacional de Logística - PNL e atualmente está em etapa de desenvolvimento do plano para 2035.
 
Projetos para os estados

Com mais de quatro mil quilômetros de rodovias federais e estaduais em estudos para a concessão no Paraná, a EPL tem se especializado em desenvolver projetos e planejamento para diversos estados do Brasil. 

O estatuto social da empresa permite que por estados e municípios interessados em desenvolver a sua infraestrutura logística, seja por meio de concessões de ativos ou no planejamento de longo prazo.

A empresa já iniciou as tratativas para apresentar propostas para Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e para o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne os sete estados das duas regiões.