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EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
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Ferrovia EF-151 SP/MG/GO/TO (Ferrovia Norte-Sul) 

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Ferrovias
STATUS DO PROJETO
Concluídos
UF(s)
GO MG SP TO
LOCALIZAÇÃO
Porto Nacional - TO a Estrela D'Oeste - SP
CAPACIDADE
1.537 km
ELABORAÇÃO
ANTT, Minfra e EPL
PARTICIPAÇÃO DA EPL
Apoio a ANTT no processo da concessão
PRAZO
30 anos

Informações do projeto

A EF-151, também conhecida como Ferrovia Norte-Sul, foi projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário no Brasil, integrando de maneira estratégica o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de carga no país. A proposição qualificada no PPI pressupõe a concessão de trecho com extensão de 1.537 km, ligando Estrela d´Oeste, em São Paulo, a Porto Nacional, no Estado de Tocantins.

  • O trecho Porto Nacional/TO – Estrela D´Oeste/SP divide-se em dois tramos
  • O primeiro é o tramo compreendido entre Porto Nacional/TO – Anápolis/GO (Tramo Central), com 855 km de extensão, e que já se encontra em operação, com movimentação de pequenos volumes de carga pela VALEC
  • O segundo é o tramo compreendido entre os municípios de Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela d´Oeste/SP (Tramo Sul), com 682 km, já com 95% das obras concluídas, também pela VALEC

Outro benefício esperado com o projeto é a interligação de outros trechos ferroviários que ele viabilizará, e que favorecerão a integração logística do país:

  • O trecho Estrela d´Oeste – Três Lagoas/MS, por sua vez, atravessará região com grande vocação agrícola e industrial, atendendo ao transporte de grãos e celulose
  • O trecho Campinorte/GO – Água Boa/MT, por fim, permitirá o acesso das áreas produtoras agrícolas da Região Centro-Oeste do país à malha ferroviária existente, sendo mais uma alternativa logística para o fluxo de grãos
  • Os estudos indicam uma projeção de carga para 2050 de cerca de 22 milhões de toneladas para o trecho a ser concedido
  • Os investimentos previstos, nesse caso, giram em torno de R$2,724 bilhões, tendo por base os serviços preliminares, terraplanagem, obras de arte corrente e drenagem, superestrutura ferroviária, obras complementares, compensações ambientais, sistemas ferroviários, custos indiretos de implantação, projeto executivo e equipamentos ferroviários
  • O material rodante estimado é de R$1,83 bilhões.
  • Para a modelagem do projeto pressupõe-se a subconcessão do trecho pela VALEC, adotado o modelo vertical de exploração da ferrovia no qual uma única empresa é responsável pela gestão da infraestrutura e prestação do serviço de transporte.
  • A fim de possibilitar acesso aos portos do sudeste, norte e nordeste, previamente à realização da licitação, serão estabelecidas as condições de acesso, bem como as tarifas relacionadas ao direito de passagem das concessões adjacentes.

Galeria

Ferrovia EF-151 SP/MG/GO/TO (Ferrovia Norte-Sul)