Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialEstudos da EPL para arrendamento de terminal no Porto de Santos são apresentados em audiência pública
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Estudos da EPL para arrendamento de terminal no Porto de Santos são apresentados em audiência pública

19 de abril de 2022

Estudos da EPL para arrendamento de terminal no Porto de Santos são apresentados em audiência pública

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou nesta terça-feira (19) a audiência pública para debater os estudos realizados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para o arrendamento do terminal STS 10, no Porto de Santos (SP).  O projeto para o terminal, destinado à movimentação de contêineres, tem previsão de gerar cerca de R$ 3,28 bilhões em investimentos, sendo aproximadamente R$2,5 bilhões nos primeiros cinco anos de contrato, com prazo total de 25 anos.

Com área de 601.101 m², o terminal será arrendado pelo prazo de 25 anos e contará com capacidade operacional de 2,3 milhões TEUs/ano. O trabalho para a realização dos estudos também apresenta o potencial de demanda do terminal e as soluções de engenharia necessárias para o empreendimento, além da modelagem econômico-financeira.

Para a análise do potencial de atração de cargas para o terminal STS10, a equipe da EPL realizou uma visita técnica no Porto de Santos para uma avaliação da capacidade instalada para a movimentação de cargas conteneirizadas no complexo portuário. Além disso, o trabalho utilizou do informações do PDZ de Santos e Plano Mestre de Santos.

O diretor de Gestão da EPL, Marcelo Caldas, destacou que o projeto permitirá, além da ampliação da capacidade do maior complexo portuário da América Latina, a diminuição do custo logístico, a modernização da infraestrutura portuária e a redução da pegada de carbono do porto.

“A oportunidade a EPL aplicar a expertise em mais um estudo de arrendamento portuário demonstra a segurança e a confiabilidade que o Governo Federal e o mercado possuem na modelagem desenvolvida pela estatal”, destacou.

Inovação – Para garantir a ampla concorrência dos interessados no leilão do terminal, a EPL desenvolveu uma metodologia que permite a avaliação do ambiente concorrencial. A “Análise de Impacto Concorrencial de Novas Outorgas de Terminais Portuários (AIC-TP)” tem o objetivo de avaliar se o terminal a ser arrendado ou concedido enseja preocupações concorrenciais, à luz da Lei de Defesa da Concorrência (Lei n° 12.529/2011).

A premissa da análise busca pela competição em dois momentos: no leilão e após o leilão, e o ambiente concorrencial saudável, após a outorga.  Esse é o primeiro estudo de arrendamento de terminal portuário que adota a Análise de Impacto Concorrencial de Novas Outorgas de Terminais Portuários (AIC-TP).

A consulta pública que recebe contribuições para os estudos fica aberta até quinta-feira (21). Para participar, acesse o site da Antaq: https://www.gov.br/antaq/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social e clique em "Audiência Pública nº 06/2022".

Galeria

  • Estudos da EPL para arrendamento de terminal no Porto de Santos são apresentados em audiência pública


  • Edifício Parque Cidade Corporate - Torre C,
    SCS Quadra 9, Lote C, Torre C - 7º e 8º andares
    Brasília - DF - 70.308-200
  • + 55 (61) 3426-3850
    + 55 (61) 3426-3743
  • institucional@epl.gov.br