Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialEPL vai propor plano logístico regional para Sul e Sudeste
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Fale Conosco

EPL vai propor plano logístico regional para Sul e Sudeste

05 de novembro de 2019

EPL vai propor plano logístico regional para Sul e Sudeste

Nesta segunda-feira (04), a Empresa de Planejamento e Logística – EPL recebeu um convite do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) para apresentar proposta de Plano Estratégico de Logística de Transportes regional para os sete estados que fazem parte do grupo.

A ideia é que a empresa desenvolva um portfólio de projetos de infraestrutura de transportes para a região de forma hierarquizada. Para viabilizar o trabalho, a EPL identificará corredores logísticos entre os estados do Sul e Sudeste capazes de dinamizar a economia da região. O assunto foi tratado durante uma reunião entre o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais e representante do Cosud, Marco Aurélio de Barcelos Silva.

A empresa já atua com o planejamento de transportes na esfera federal com o Plano Nacional de Logística - PNL. Um dos principais benefícios da contratação da empresa pelos estados é identificar projetos locais que possam ter sinergia com o planejamento nacional.

O desenvolvimento de planos regionais, estaduais e municipais pela EPL está previsto no estatuto social da empresa, que pode ser contratada sem licitação por órgão da administração pública para realizar esse tipo de serviço.

Criado em março, o Cosud reúne os governos de Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para a discussão de pautas conjuntas entre os estados. Os principais temas debatidos no consórcio são segurança pública, saúde, educação e logística e transportes.

Planos para Minas Gerais – Durante o encontro desta segunda-feira, o secretário de Infraestrutura informou que o governo mineiro tem interesse em contratar a EPL para desenvolver um plano logístico para o estado. Em junho deste ano, Marco Aurélio de Barcelos Silva esteve na EPL para conhecer os trabalhos de estruturação de projetos e de planejamento logístico de longo prazo realizado pela empresa.

O atual Plano Estratégico de Logística de Transportes de Minas Gerais foi desenvolvido em 2007 e é considerado defasado pelo Poder Público. Em maio, o governador do estado, Romeu Zema, anunciou a concessão de 2,5 mil quilômetros de rodovias mineiras à iniciativa privada.