Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialEPL promove debate sobre planejamento e expansão do transporte aquaviário no Brasil
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Fale Conosco

EPL promove debate sobre planejamento e expansão do transporte aquaviário no Brasil

20 de maio de 2020

EPL promove debate sobre expansão do transporte aquaviário no Brasil

De olho na capacidade de expansão do transporte aquaviário no Brasil, a Empresa de Planejamento e Logística – EPL apresentou nesta terça-feira (19) os modelos de custos desenvolvidos pela empresa para setor e que serão incluídos no Plano Nacional de Logística – PNL 2035. O trabalho foi divulgado durante o seminário “Transporte Aquaviário no Plano Nacional de Logística” e, segundo os estudos, a mudança seria capaz de reduzir custos logísticos e tornar o país mais competitivo.

Durante o encontro virtual, técnicos da EPL apresentaram também estudo para a simulação de custos de transbordo de cargas entre o transporte aquaviário e outros modos de transporte. A ferramenta formula uma análise mais precisa para o planejamento do setor esteja mais próximo da realidade e será disponibilizada ao público no começo do próximo mês.

O seminário também abordou a modelagem utilizada pela EPL para incluir o transporte por hidrovias e por cabotagem no PNL 2035. Com a metodologia é possível simular diferentes possibilidades de cenários para o setor no longo prazo, com reflexos diretos sobre o planejamento da rede de transportes como um todo.

Integração - Na abertura do seminário, o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, ressaltou a importância do planejamento de longo prazo para criação de uma rede logística mais eficiente.

“A EPL está empenhada em criar um Plano que integre todos os modos de transporte. Nossa geografia possui vocação para o transporte aquaviário, que possui relevância ímpar, com grande capacidade de armazenagem, menos impactos ambientais e menor custo logístico se comparada com outros modais”, disse.

A diretora de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Karoline Lemos, também participou da abertura do webinar, onde expôs as metas da autarquia previstas para o ano e ressaltou a importância do evento.

“Esse seminário nos aproxima ainda mais dos objetivos do transporte hidroviário do PNL. Está complemente alinhado e conectado com os nossos objetivos”.

BR do Mar - Uma das prioridades do Ministério da Infraestrutura, o programa BR do Mar tem o objetivo de ampliar a cabotagem no Brasil, que hoje representa cerca de 10% da matriz logística do país.

Em sua participação no evento, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviário, Diogo Piloni afirmou que há um espaço de crescimento para o transporte de carga geral no setor.

“A cabotagem tem crescido mais de 10% no transporte de contêiner. Temos condições de crescer duas a três vezes mais do que isso com medidas institucionais simples”.

Ainda segundo o secretário, as propostas para o programa têm o potencial de transformar a rede logística.

“Certamente a gente vê a EPL, com essa grande iniciativa do PNL, integrando todos os modais de transportes do país, transparecendo essa expectativa que há de crescimento da cabotagem na matriz logística”, finalizou.  

Formato inovador - Os diálogos com o setor produtivo e com especialistas da área foram previstos no calendário de desenvolvimento do PNL como forma de garantir a incorporação de conhecimento em etapa anterior à audiência pública, prevista no final do projeto.

No entanto, com o advento da pandemia da Covid-19, os eventos foram adaptados para plataformas digitais.

 

Galeria

  • EPL promove debate sobre expansão do transporte aquaviário no Brasil
  • EPL promove debate sobre expansão do transporte aquaviário no Brasil
  • EPL promove debate sobre expansão do transporte aquaviário no Brasil
  • EPL promove debate sobre expansão do transporte aquaviário no Brasil
  • EPL promove debate sobre expansão do transporte aquaviário no Brasil