Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialEPL: Planejamento mostra onde investir na infraestrutura da região sul
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

EPL: Planejamento mostra onde investir na infraestrutura da região sul

31 de agosto de 2021

EPL: Planejamento mostra onde investir na infraestrutura da região sul

O diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Arthur Lima, afirmou nesta segunda-feira (30), que com um bom planejamento podemos potencializar o ativo que será mais atrativo e que vai atender a região sul.

Lima participou da solenidade de abertura do Fórum Sul Export, onde apresentou como a empresa atua no planejamento da infraestrutura realizando estudos de portos, rodovias, ferrovias e aeroportos.

Em momento de reafirmação dos compromissos da empresa com uma melhor gestão da infraestrutura nacional, ele destacou como o Plano Nacional de Logística (PNL) tem a função de traçar uma visão estratégica com investimentos até 2035. “O Plano indica para onde o Brasil tem que crescer e ao planejar, traçamos cenários para o futuro.”

De acordo com o PNL, a movimentação dos Portos da Região Sul pode crescer cerca de 90% até 2035. Por isso, a importância de fazer um bom planejamento de longo prazo para saber onde e quanto investir para se ter uma infraestrutura de transportes mais eficiente.

A EPL já realiza os estudos para concessão do Canal de Acesso Aquaviário do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina, no Paraná, que vão possibilitar que o trecho que liga o mar aberto ao cais do porto seja operado pela iniciativa privada. A previsão é de que o trabalho seja entregue ao Ministério da Infraestrutura no próximo ano e que o vencedor do leilão realize a ampliação, manutenção e exploração do canal de acesso aos Portos.

Porto de Rio Grande – Durante o fórum, que reuniu representantes do setor portuário, foi discutida com o superintendente dos portos do sul, Fernando Estima, a possibilidade da EPL fazer os estudos de modelagem do projeto para a concessão do Canal de Acesso ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Nesse sentido, a EPL solicitou à Portos RS o envio de informações referentes ao projeto para o levantamento de dados e realização de diagnóstico preliminar.

“A EPL está apta a fazer os estudos e diagnóstico desse empreendimento que está na ponta do corredor logístico do sul. Essa é uma rota relevante para o escoamento da produção rumo ao mercado externo”, disse Lima.