


- Quem Somos
-
- Comissão de Ética
-
Código de Ética e Conduta
Integrantes da Comissão de Ética da EPL
Como fazer consulta ou denúncia?
- Legislação
- Notícias
- Perguntas Frequentes
- Presentes e Brindes
- Seminários e outros eventos
- Conflitos entre autoridades
- Propostas de emprego
- Hospedagem
- Rendimento de Assessores
- Investimentos
- Quarentena
- Eleições
- Atividades Paralelas
- Uso de veículos oficiais
- Declaração Confidencial de Informações
- Clareza de posições
- Partidos políticos
- Nepotismo
Secretaria Executiva
Contato
Campanhas Educativas
Estatuto Social
Galeria de Diretores
- Gestão de Pessoas
- Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Organograma
- Quem é Quem
- Acesso à Informação
-
-
Institucional
Ações e Programas
Participação Social
Auditorias
- Convênios e Transferências
- Atas Receitas e Despesas Carta Anual
- Licitações e Contratos
- Empregados
- Informações classificadas
- Serviço de Informação ao Cidadão - SIC Perguntas Frequentes Dados Abertos Sobre a Lei de Acesso à Informação Acordos, Parcerias e Termos de Cooperação Técnica Gestão de Pessoas Consultas Públicas Cronologia de Pagamentos Legislação Demonstrações Financeiras Carta de Serviços ao Usuário Metas e Resultados Oportunidades de Negócios Ouvidoria EPL PAC - Plano Anual de Contratações
- Painel de Indicadores
- Produtos
-
- Plano Nacional de Logística - PNL
- Plano Nacional de Logística 2035
- Plano Nacional de Logística 2025
- Manual - Metodologia de Custos de Transporte
- Metodologia da Análise de Custo-Benefício
- Transporte inter-regional de carga no Brasil - Panorama 2015
- Matrizes do transporte inter-regional de carga no Brasil
- Perfil de Embarcadores e Serviços Demandados
- Pesquisa de Origem e Destino nos Aeroportos
- Rede Georeferenciada – PNL 2025
- Estruturação de Projetos
- Estudos e Pesquisas
- Metodologia de Estruturação de Projetos de Infraestrutura - MEPI Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL
- EPL nas Concessões
26 de março de 2021
A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) lançou nesta quinta-feira (25) edital para a contratação de serviços técnicos necessários à análise do projeto de prorrogação antecipada da concessão ferroviária da Malha Sul. O conjunto de ferrovias possui 7.223 quilômetros e percorre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O projeto foi qualificado pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) em fevereiro deste ano.
O edital prevê a elaboração de estudos de demanda, estudos operacionais, estudos de investimentos e modelagem econômico-financeira para subsidiar a Administração Pública na análise do Plano de Negócios a ser elaborado pela concessionária no âmbito do processo de prorrogação antecipada pleiteado. As propostas serão abertas no dia 16 de abril de 2021.
Atualmente, a ferrovia é controlada pela Rumo Malha Sul S.A. e o contrato de exploração seria encerrado em 2027. Com a renovação por mais 30 anos, o objetivo do Governo Federal é antecipar investimentos que só seriam realizados em uma nova concessão, daqui a seis anos.
O projeto resultará em investimentos da ordem de R$ 10 bilhões para a modernização e ampliação da ferrovia, o que garantirá melhores condições operacionais e de segurança, além da redução de custos logísticos. Além disso, a prorrogação antecipada trará avanços para o ambiente regulatório, pois o contrato de concessão será atualizado tendo em vistas práticas regulatórias mais modernas.
A licitação ocorrerá pelo Regime de Contratação das Estatais (RCE), regido pela Lei nº 13.303/16. A escolha pela modalidade ocorreu porque o serviço possui alta complexidade técnica e o RCE tem se mostrado adequado para a entrega de melhores produtos à EPL. O mesmo modelo foi utilizado com sucesso nos projetos de desestatização do Porto de Itajaí (SC) e na estruturação da concessão de mais de 4.000 km de rodovias federais.
Link para RCE 03/2021: https://www.epl.gov.br/rce-eletronico-n-03-2021