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EPL entrega estudos para arrendamento de terminal no Porto de Suape(PE)

06 de janeiro de 2021

EPL entrega estudos para arrendamento de terminal no Porto de Suape(PE)
A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) entregou ao Ministério da Infraestrutura os estudos para arrendamento do terminal portuário conhecido como SUA 07, no Porto de Suape (PE). A área de 72.542 m2, incluindo área de armazenagem, via pavimentada, edificações, equipamento de embarque de navios e o sistema de transporte por esteiras que interliga o sistema aquaviário ao sistema de armazenagem, possui as atividades voltadas para a movimentação de graneis vegetais, graneis minerais e carga geral.
 
A estimativa é de que o arrendamento do terminal pelo período de 25 anos gere investimentos de mais de R$ 80 milhões. O valor será aplicado principalmente na aquisição e instalação de equipamentos especializados, além de infraestrutura na área que será arrendada. 
 
A partir de seu terceiro ano, o contrato prevê a movimentação anual de cargas com crescimento gradual na ordem de 713 mil toneladas e deve atingir a marca de 1,1 milhões de toneladas ao fim do arrendamento. 

O Porto de Suape está localizado em uma área conhecida como “Cluster de Pernambuco” que abarca, também, o Complexo Portuário de Cabedelo e o Complexo Portuário de Maceió. O Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) do Ministério da Infraestrutura prevê que em 2060 a região possa movimentar mais de seis milhões de toneladas entre graneis vegetais e graneis minerais. 
 
Visita técnica - O levantamento das condições das estruturas portuárias e das características ambientais do projeto foi feito com base em dados obtidos na visita técnica realizada por técnicos da EPL no Porto de Suape em outubro de 2020. O trabalho para a realização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental também apresenta o potencial de demanda do terminal e as soluções de engenharia necessárias para o empreendimento, além da modelagem econômica financeira. 

Após a análise dos estudos pelo Ministério, o projeto segue para etapa de audiência pública, que é conduzida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).