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EPL apresenta ao MInfra cronograma de estudos para a concessão de mais de 4 mil quilômetros de rodovias federais

22 de fevereiro de 2021

EPl apresenta ao MInfra cronograma de estudos para a concessão de mais de 4 mil quilômetros de rodovias federais

Nesta segunda-feira (22), a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) apresentou ao Ministério da Infraestrutura o cronograma dos estudos para a concessão de mais de quatro mil quilômetros de rodovias federais. O trabalho prevê a elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e envolve a realização de levantamento de informações de tráfego, de demanda, de operação, de engenharia, de modelagem econômico-financeira e análise jurídica.

A reunião contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que afirmou que o projeto é uma prioridade para o Governo Federal e que o objetivo é conceder as estradas até o final de 2022.

“O tempo é curto, por isso o cronograma deve andar muito ajustado”, disse. 

O diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, destacou que o projeto, que contempla rodovias localizadas em oito estados do país, é um dos mais importantes para a estatal.

“Vamos trabalhar para seguir o cronograma previsto pelo Ministério da Infraestrutura e entregar estudos que serão realizados dentro dos mais altos padrões técnicos”. 

Confira os trechos que estão em fase de estudos:

BR-155/158/MT/PA – Entre os municípios de Ribeirão Cascalheiro/MT e Marabá/PA, com 1.067,9 km de extensão. A rodovia constitui importante rota de escoamento da produção de grãos do nordeste de Mato Grosso, integrando a região à ferrovia Carajás e permitindo a exportação da produção pelo Porto de Itaqui, no Maranhão.

BR-135/316/MA/PI – Entre os municípios de São Luís/MA e Teresina/PI, com 450,6 km de extensão. A região é considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade e apresenta crescimento expressivo na produção agrícola, principalmente de soja e milho, contribuindo para o desenvolvimento regional do Norte e Nordeste do país.

BR-163/MS – Entre os municípios de Mundo Novo/MS e Sonora/MS, com 845,9 km de extensão. A rodovia tem papel fundamental no comércio, no turismo e principalmente na logística de transporte da agroindústria, pois é o principal corredor de exportação do estado do Mato Grosso do Sul para atingir os portos dos estados do Paraná e de Santa Catarina.

BR-060/153/262/DF/GO/MG – Entre Brasília/DF e Betim/MG, com 1201,1 km. A rodovia faz a ligação do extremo oeste do Mato Grosso do Sul com a capital federal, sendo eixo de ligação regional Goiânia-Anápolis-Brasília.

BR-040/DF/GO/MG – Entre Brasília e Juiz de Fora (MG), com 674,4 km. Atualmente concedida, a relicitação da rodovia pretende garantir a continuidade dos serviços operacionais e obras de recuperação, manutenção, monitoração, ampliação de capacidade e melhorias no trecho.