Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialConsulta pública debate estudos da EPL para arrendamento de terminal no Porto de Santos
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Consulta pública debate estudos da EPL para arrendamento de terminal no Porto de Santos

26 de abril de 2021

Consulta pública debate estudos da EPL para arrendamento de terminal no Porto de Santos

A Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ) inicia nesta segunda-feira (26), o processo de consulta pública sobre os estudos realizados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para o arrendamento do terminal STS 11, no Porto de Santos (SP). As minutas jurídicas e os documentos técnicos objeto da audiência pública estão disponíveis no seguinte endereço: https://www.gov.br/antaq/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/participacao-social. 

O trabalho da EPL para a realização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) apresenta o potencial de demanda de cada terminal e as soluções de engenharia necessárias para o empreendimento, além da modelagem econômica financeira. A estimativa é de que o leilão do terminal gere mais de R$ 540 milhões em investimentos. Os estudos realizados pela empresa indicam que esse valor deve ser utilizado para a construção de armazéns, acessos rodoviários, ferroviários e na aquisição de novos equipamentos.

Os estudos foram realizados com base em visitas técnicas da equipe da EPL ao porto, onde foram feitas avaliações sobre as estruturas existentes, questões mercadológicas e das características ambientais da região.

Destinado ao transporte e armazenagem de granéis sólidos vegetais, o terminal é um dos maiores em movimentação de grãos no país. Em 2020, o Porto de Santos foi responsável pela movimentação de 64,19 milhões de toneladas de granéis sólidos vegetais. As principais demandas do terminal STS11 são o embarque para a exportação de soja, farelo de soja, milho, açúcar e desembarque de trigo.

As contribuições sobre os estudos poderão ser dirigidas à ANTAQ até às 23h59 do dia 9 de junho, exclusivamente por meio e na forma do formulário eletrônico disponível no endereço https://www.gov.br/antaq/pt-br. Não serão aceitas contribuições enviadas por meio diverso.