Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialConcessão de canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina é qualificada pelo PPI
Quem Somos
Comissão de Ética
Estatuto Social Galeria de Diretores
Gestão de Pessoas
Lei Nº 12.743 - Criação da EPL Missão, Visão e Valores Estrutura Organizacional
Rol de Responsáveis
Colegiados (COAUD, CONFIS e COELE)
Regimento Interno Regulamentos Internos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Transparência e Prestação de Contas

Concessão de canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina é qualificada pelo PPI

27 de julho de 2021

Concessão de canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina é qualificada pelo PPI

A concessão do Canal de Acesso Aquaviário do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina, no Paraná, foi qualificada pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) nesta segunda-feira (26). A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) já realiza os estudos que vão possibilitar que o trecho que liga o mar aberto ao cais do porto seja operado pela iniciativa privada. A previsão é de que o trabalho seja entregue ao Ministério da Infraestrutura no próximo ano.

Esse é o primeiro projeto de concessão de infraestrutura de acesso aquaviário de Portos Organizados do Brasil. O objetivo é que o vencedor do leilão realize a ampliação, manutenção e exploração do canal de acesso aos Portos de Paranaguá e Antonina.

As melhorias no canal de acesso permitirão que o tempo de navegação e atracação seja reduzido, possibilitando um ganho de eficiência dos terminais portuários da região. A ampliação do calado operacional (distância entre a lâmina d’água e o fundo do mar) também irá permitir que os terminais possam receber navios maiores, com mais capacidade de carga.

Atualmente, o serviço em todo o Brasil é prestado pelas Autoridades Portuárias e cobrado diretamente dos Armadores, por meio da Tarifa Inframar.