Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ImprensaImprensa NotíciasNotícias Página InicialBoletim de Logística: Setor de transportes começa processo de recuperação de empregos
Quem Somos
Acesso à Informação
Produtos
Governança
Imprensa
Fale Conosco

Boletim de Logística: Setor de transportes começa processo de recuperação de empregos

16 de setembro de 2020

Boletim Especial: Setor de transportes começa processo de recuperação de empregos

A segunda edição do Boletim de Logística, lançada nesta terça-feira (15), mostra que desde março deste ano 92.941 mil vagas de empregos foram fechadas no setor de infraestrutura. A análise foi feita pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) com base nos dados disponibilizados pelo Ministério da Economia e IBGE. Apesar do balanço negativo, desde maio o banco de vagas demonstra recuperação.

Entre os segmentos, a perda líquida de empregos formais foi substancialmente alavancada pelo transporte rodoviário. De janeiro a julho de 2020, mais de 63 mil postos de empregos foram fechados.

O setor aéreo apresentou redução de 95% no número de passageiros transportados. Ao todo foram mais de 5 mil postos de trabalho fechados no primeiro semestre de 2020.

Em todos os setores, a retração foi maior em abril, logo após as medidas de restrição anunciadas devido à Covid-19. Para conter o avanço nos números de desemprego em todos os setores da economia, o governo federal adotou medidas de flexibilização trabalhista de negociação entre patrões e empregados com o objetivo preservar o emprego e a renda, de forma a garantir a continuidade das atividades trabalhistas e empresariais.

Além das medidas de cunho emergencial, o governo federal incrementou o projeto de concessões de rodovias, portos e aeroportos com o anúncio de novos empreendimentos que buscam garantir investimentos para o país e a retomada do crescimento econômico.

O setor traduzido - O Boletim de Logística é uma publicação mensal que apresenta os principais dados do setor, as medidas adotadas pelo governo federal e os caminhos para a saída da crise com a retomada de emprego e renda a partir de investimentos privados em infraestrutura de transportes.

Responsável pelo planejamento de longo prazo e pelo acompanhamento do setor de transportes e logística, a EPL busca realizar, com base nas melhores práticas, análises técnicas robustas para dar subsídios ao Ministério da Infraestrutura nas tomadas de decisão.

Veja a íntegra do documento: https://www.ontl.epl.gov.br/boletins-de-logistica