Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ComunicaçãoComunicação NotíciasNotícias Página InicialMinistério lança sistema de macrologística para agricultura
Acesso à Informação
Institucional
Atividades Finalísticas
Legislação
Comunicação

Ministério lança sistema de macrologística para agricultura

07 de março de 2018

Ministério lança sistema de macrologística para agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou, nesta quarta-feira, o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária, que fornece dados sobre áreas de produção e identifica gargalos e oportunidades de investimentos logísticos.
Desenvolvida pela Embrapa Territorial, a plataforma online mostra a origem, os caminhos e o destino dos principais produtos da agricultura e da pecuária nacionais.

“O estudo da Embrapa, feito a pedido do ministério, está à disposição de todo o governo e da sociedade, identificando as melhores intervenções a serem feitas em logística para aumentar a competitividade do setor agropecuário”, disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Ele lembrou que o conteúdo disponível na internet já foi apresentado ao ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Moreira Franco, e falou da sua importância para as decisões de investimentos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Durante o evento, o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), José Carlos Medaglia Filho, destacou o trabalho de muita relevância que vem sendo desenvolvido pela Embrapa Territorial e que converge com iniciativas que a EPL tem realizado. “Diversas áreas de governo tem atuado na mesma direção e esse sistema contempla uma base de dados também utilizada nos estudos realizados pela EPL. Esse é um trabalho para o estado brasileiro, legado importantíssimo para se ter um planejamento de ações que viabilizem o custo Brasil”, disse Medaglia.

O sistema cruza dados numéricos, gera tabelas, gráficos e mais de 100 mil mapas dinâmicos. Inclui dados georreferenciados dos modais logísticos utilizados (rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e portuário) para enviar a produção e receber insumos (fertilizantes, máquinas e defensivos). Também possui informações sobre milhares de estruturas de armazenagem e unidades processadoras identificadas e geocodificadas.

Clique aqui para acessar o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira.